Descrição do Blog
show não-ficção na ficção
Published on April 15, 2004 By Alex Sladevicz In
Cena da série The OC: reunida na casa do endinheirado Oliver Trask, a galera toda se esbalda com comida marroquina. O anfitrião, que mesmo com 17 anos mora sozinho na cobertura de um hotel de luxo em Newport-LA - resolve trocar o CD. Logo após os primeiros acordes, o suficiente para se identificar qual a música que toca, temos o seguinte diálogo:
- Não acredito! Você gosta de Rooney - exclama Marissa, a bonitona que namora Ryan, o delinqüente pobretão responsável pelo slogan "um mundo ao qual não pertence".
- Sim - responde Oliver na maior naturalidade.
- Nossa, eu adoro essa banda - emenda Seth, irmão postiço de Ryan.
- Eles farão um show amanhã por aqui, vocês querem ir? - provoca o pequeno milionário.
- Os ingressos estão esgotados.
- Eu conheço o produtor do show - desdenha Oliver, como se ter os contatos certos fosse apenas mais uma das imensas qualidades que a fortuna dos pais lhe conferem.
Corta.
Outra cena: Sandy Cohen, pai de Seth, adentra o quarto do garoto e pergunta o que está tocando.
- Rooney, uma banda nova.
- Uau! - diz Sandy, chacoalhando o corpo e quase dobrando os joelhos de tanta empolgação.
Na casa de piscina, atualmente o dormitório de Ryan, Marissa chega trazendo ao seu amado o CDzinho homônimo da banda.
- É pra você ouvir e ficar por dentro, pra fazer bonito na hora do show, Ryan.
Corta de novo.

Já na noite do show, a garotada encontra Oliver na porta dos fundos bem na hora em que a banda chega.
- Qual deles é o Rooney? - pergunta Luke, uma espécie de Kléber Bambam do seriado.
- Todos eles.
Pelo jeitão dos caras, e pelas roupas - na mesma linha daquela outra banda que vocês conhecem mas me falha o nome agora, acho que é The Escroques -, eu já esperava um nu-indie de butique. Começa o show, e o Rooney manda sua mistura de Weezer com grunge com nu-indie, fazendo até mesmo o grotesco Luke cantar empolgado o refrão do sucesso "I'm Shaking".
- Ei, onde você tava? Eles tocaram as 12 músicas do disco! - diz a empolgada Anna ao namorado Seth, envolto com 3 copos de Mountain Dew.
Só se esqueceram de avisar a bela loirinha que o disco inicial do Rooney tem só 11 músicas.

Mas nada disso é por acaso. Robert Carmine, vocalista, guitarrista e anão, é o irmão mais novo de Jason Schwartzman - quase-famoso ator e baterista -, que por sua vez também está presente no seriado: Phantom Planet, sua banda, é quem toca "California", música-tema da série. Os dois, Robert e Jason, são também sobrinhos do Coppola. Sim, o Coppola que você está pensando.

Esse nepotismo, contudo, é perdoável. The OC é um oásis pra quem gosta de referências, digamos, indies. Além de Rooney e Phantom Planet, já tocaram na série Death Cab For Cutie - uma das bandas prediletas do casal Seth-Anna - e Dandy Warhols. Seth Cohen, inclusive, vive falando de gibis clássicos e do jogo de cards Magic. Uma outra curiosidade: Adam Brody, que interpreta Seth, fez algumas participações especiais em Gilmore Girls, vivendo um guitarrista que acaba se envolvendo com Lane Kim, a japinha fissurada por música da série.

Voltando ao Rooney, a banda é nova; embora os integrantes já se conhecessem de antemão, a banda como Rooney só veio a se solidificar com uma apresentação ao vivo no final de 2002. Adivinha abrindo o show de quem? Phantom Planet, isso mesmo. No ano seguinte, excursionaram pela América, a do Norte, ao lado de Weezer e Strokes, e não à toa o som do Rooney é muitas vezes descrito como um cruzamento entre essas bandas, apesar de os integrantes preferirem dizer que são influenciados por Stooges, Cars e Blur. Do primeiro disco, lançado no final de maio de 2003, destacam-se a indiepop "Blueside", que abre o disco, "Daisy Duke", quase uma faixa perdida nas gravações de "Pinkerton" e "I'm Shaking", música que fez até o Luke da série cantar junto. Só por essa música já valeu a pena o 'merchandise' feito na série.
Entre no coro: shoo shoo shakin, sha shakin. I'm shoo shoo shaking, sha shakin.


Comments
No one has commented on this article. Be the first!