Descrição do Blog
Uma fornalha indie em brasas
Published on December 29, 2003 By Alex Sladevicz In Music
Uma dupla, dois irmãos, um menino e uma menina, tocando nu-indie e com seu disco em quase todas as listas de melhores de 2003. White Stripes, certo? Peguei você. Errado! O Fiery Furnaces, com seu álbum de estréia "Gallowbird's Bark" causando tamanho rebuliço, chegou pra mostrar que duplas indies - ou nu-indies ou apenas rock - serão um fenômeno não restrito ao sobrenome White.

A coisa toda começou quando Eleanor voltou de Londres e tentou contar histórias sobre a viagem para impressionar o irmão mais velho, Matt. Eleanor e Matt Friedberger, filhos de pai inglês e mãe americana, cresceram em Chicago. Quando crianças, as diferenças musicais - ele gosta de Who e ela, de Led Zeppelin - ajudaram a manter as brigas sempre constantes, o que só começou a mudar depois de Matt deixar a casa dos pais e ir para a Universidade de Illinois. Apesar de, na época, tocar em uma banda, Matt não estava satisfeito e, com suas constantes idas a Nova Iorque - onde sua irmã então morava -, passou a visitá-la e, a partir de então, começaram a ter uma colaboração mais freqüente. Matt comprou uma guitarra para Eleanor, compôs algumas músicas e aí foi só achar o meio termo entre Who e Led Zep. Contratados pela Rough Trade, gravadora que enchera os olhos do jovem Matt ("eu sempre preferi a RT à Factory, eu não entedia por que o New Order era considerado tão cool", declarou Matt em uma entrevista), lançaram, no outono de 2003, "Crystal Clear", o primeiro single. Logo depois, adentraram o estúdio e, em apenas 3 dias, gravaram as demos de "Gallowbird's Bark", um Frankenstein sonoro de 16 músicas, lançado em fins de setembro.
A música do FF (ei, acorda, FF aqui significa Fiery Furnaces, não Foo Fighters, ok?) já foi descrita como "blues com uns blips", exuberante e teatral garage rock e, claro, já foram chamados de a salvação do... bem, equece.

O FF faz, de fato, músicas perfeitas com partes irritantes. Ao Guardian, Matt confidenciou que seu mote é fazer música que agrade e irrite tanto o tiozão velho quanto uma criança, e que seu objetivo é criar uma música que pareça uma reunião familiar em que alguém bebe demais e chama todo mundo pra acompanhar uma música do Cole Porter. A comparação com os White vai muito além do parentesco entre os integrantes da banda e do formato dupla. O FF também faz rock bluesy e sem baixo. Os dois irmãos cantam, mas Eleanor é quem está ao microfone na maior parte do tempo, e seu vocal vai desde um Robert Plant de saias à uma Patti Smith totalmente 'straight'. Pianinhos infantis e tecladinhos Casio se alternam com riffs poderosos de guitarra, assim como Eleanor pode tanto cantar com gritos riot quanto sussurrar delicadamente. "Galowbird's Bark" demora pra descer redondo, mas, quando desce, revigora e reanima.
Muito se escreveu ultimamente sobre o FF ser melhor que o White Stripes, seja pela despretensão e desencano da dupla ("eu acho que pareço um esloveno", disse Matt), seja pela maior variedade musical.
Calma, gente. Esse foi só o primeiro disco.

Comments
No one has commented on this article. Be the first!